Religulous

Trata-se de um documentário produzido pelo mesmo autor de “Borat”, mas cujo teor humorístico e satírico típico do seu autor em nada retira o valor documental ao filme.

O nome provêm de uma mistura de “religious” (religioso) com “ridiculous” (ridiculo).

O entrevistador (não se trata de Larry Charles como muitos pensam mas sim de Bill Maher) percorreu o mundo na tentativa de descubrir o que leva as pessoas a acreditarem nas suas religiões e crenças. Entrevistando varios lideres religiosos, de entre eles uma capela para caminhoneiros, um afro-americano cristão que ganhou a sua riqueza monetária e espiritual atravez de Deus (adivinhem qual delas lhe põe o pão na mesa todos os dias) um judeu convertido ao cristianismo, cientologistas, e outros tantos liders das várias religiões predominantes neste planeta, sempre com um humor satirico caracteristico mas sem nunca perder o seu ponto argumentativo acerca das questões mais importantes.

Mais um “must see” para todos, quer estejam dum ou do outro lado da barricada religiosa!

Veja o trailer abaixo, que apesar de demonstrar mais a comédia do que a verdadeira natureza do documento, é um bom ponto de partida para se procurar o filme e tentar entender o PORQUE DAS RELIGIÕES SEREM UM PROBLEMA PARA O MUNDO ATUAL.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=WZbVYK0Ztfs]

São poucos os documentários ateus já produzidos, muitos já são de décadas passadas, nesse sentido, em momentos onde a fé cresce em proporções alarmantes causando prejuízo às relações humanas, penso que o documentário de Maher virá em um bom momento. Alguns outros documentários do gênero já foram abordados aqui no hippies.

Bill Maher sempre foi comediante e desde cedo em sua carreira tem sempre tirado uma onda dos crentes, mas como ele mesmo diz no filme, nada que ele fez antes foi uma proposta direta de abordar o assunto, como é o Religulous.
Bill Maher é filho de uma mãe judia e um pai católico, e no filme ele entrevista a própria mãe e mostra algumas fotos da infância.

O Religulous é um filme inteligente, e vem a somar muito para o movimento de conscientizarão de que deus não existe. No fime Bill Maher entrevista pessoas comuns que estão totalmente desatualizadas, que acreditam por exemplo que chover é milagre, e até senadores americanos que acreditam na serpente falante.
O filme mostra o triste cenário político americano, onde alguns servidores públicos ainda não acreditam na explicação da Evolução, embora seja já aceita em toda comunidade científica. Bill Maher entrevista judeus (que não acreditam no estado de israel), muçulmanos, muçulmanos gays, padres,  a reincarnação de cristo, cientístas e até um ex-gay. A parte engraçada do filme, são as respostas dadas pelos crentes, e suas convições furadas e distorcidas sobre suas religiões.
Apesar de ser engraçado, também é trágico ver em pleno 2008 que existam pessoas com idéias medievais em cargos importantes, e a grande movimentação de dinheiro envolvido em todas as atividades religiosas.

Bill Maher visitou várias localidades, consideradas sagradas, desde o local onde jesus pisou, ou onde Maria deu a luz, e também a o mesquitas e etemplos. Frequentemente sendo expulso dos locais, como é o caso do templo dos Mormons.

O filme é especial em sua forma de apresentar a religião como algo totalmente ridículo, não é aquele tipo de documentário que te faz ficar pensando horas, é leve, no sentido de que não são grandes calculos nem informações secretas que estão sendo exibidas, e sim uma espécie de serie de entrevistas com pessoas divérsas, dos lugares mais variados e com crenças diversas.

Se você é ateu vai rolar de rir, mas se você é religioso assista, e pense em seus valores e suas crenças ridículas... Fica aí o meu recado.

 

O filme completo e legendado em português está disponível para download no link abaixo:

Download Link: http://www.megaupload.com/?d=VD2PJGHQ

 

Site oficial: http://www.lionsgate.com/religulous/

Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Religulous