Andarilho (Vagabond)

 

 

     O Andarilho é no mínimo intrigante. Com legendas em inglês mas com diálogo em português do Brasil, é um filme do cineasta e artista plástico brasileiro Cao Guimarães, foi projetado na seção Horizontes da 64ª Mostra de Veneza. Guimarães apresenta três vagabundos - mergulhados em seus próprios pensamentos ou dedicados a suas comidas -, enfocando-os como meros objetos de composição/atenção da câmera cinematográfica, como se fossem elementos de uma instalação artística.

    A imparcialidade do olhar do cineasta faz com que até uma lagosta que atravessa a estrada possua o mesmo peso e seja colocada ao mesmo nível dos protagonistas. Elementos puramente figurativos ou estéticos ganham forma de personagem, sob a direção de Cao Guimarães.

    Um dos vagabundos monologa metafisicamente, outro divaga e diz frases sem sentido e o terceiro se limita a ouvir, distraidamente, ruídos do mundo externo. A ausência total de dramaturgia ou linha narrativa tem momentos de fascinação - que os cerca de 20 espectadores atraídos pela experiência imagética de Cao pareciam seguir atentamente, em Veneza.

     O diretor, de 42 anos e artista plástico desde fins dos anos 80, cultua o cinema que flui lentamente como um rio sem rumo fixo, um cinema que busca "desbanalizar" a imagem. Seus andarilhos respondem perfeitamente a essa identidade estética, que teve poucos - mas fiéis - admiradores na mostra italiana.

     Cao Guimarães, que atua como cineasta desde 1998, não costuma lançar seus filmes nas grandes salas de cinema, mas já teve obras consagradas em festivais - como o documentário "A Alma do Osso" (2004), premiado no festival É Tudo Verdade. O filme "Andarilho" não participa do concurso em Veneza.

Sinopse oficial

    Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um do seu jeito, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório.
 
Download via megaupload

Andarilho.part1.rar

Andarilho.part2.rar

Andarilho.part3.rar

Download via Torrent

Andarilho.torrent

Espero que gostem.... HAAAAA! Cool