Arembepe-BA

    Saiba mais sobre  a mais famosa aldeia hippie do brasil, com mapa e fotos do local. Depois de São Tomé esse é um ótimo lugar para os estradeiros de plantão....

 

 


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

    Arembepe é uma vila hippie que fica mais ou menos a 30 km  de Salvador em direção ao norte. É possível chegar até lá pela Linha Verde , que é uma estrada muito boa que liga Salvador a Aracajú.
    Esse lugar ficou conhecido nacionalmente nos anos 70 ,quando ali surgiu a primeira comunidade hippie do Brasil. Várias cabanas rústicas  se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas  naturais formadas pelos recifes da praia.
    As cabanas são rústicas mas muito bacanas. Elas são construídas com madeira e palha , não tem energia elétrica e nenhum conforto da vida moderna. Mas quem mora alí , pouco se importa com modernidades ;os caras querem paz e beleza natural , coisas que eles tem de sobra. Por ali não circulam carros , e o acesso à vila é a pé. Talvez por isso o lugar está tão bem conservado.
    Ao sul da Vila hippie existe um Projeto Tamar com áreas cercadas  para proteger os ovos das tartarugas marinhas , pois ali é área de desova da bicha.
Os barquinhos de pescadores em alto mar são apreciados do alto das dunas. Por trás delas, famílias inteiras traduzem na rusticidade um meio de viver em maior contato com a natureza. São os cabeludões: artesãos e poetas da Aldeia de Caratingui, que não ligam para o conforto nem para os eletrodomésticos. Viver nesta tribo baiana é se acostumar com o aroma de peixe frito à beira do mar calmo e cristalino, que se mistura com a brisa da tarde. O torpor adormece e aguça os sentidos neste belo vilarejo hippie perdido no tempo e nos acordes de vários violões, que sempre embalam as noites na praia e na aldeia. Arembepe, que pertence ao distrito de Camaçari, foi descoberta pelos alternativos na década de 70, época em que famosos como Janis Joplin, Roman Polanski, Caetano Veloso e Gilberto Gil passavam longas temporadas por aqui, decifrando as praias desertas, nadando em piscinas naturais formadas por barreiras de recifes e observando a Lagoa do Rio Capivara. Mais de três décadas se passaram e o cenário continua o mesmo, minuciosamente preservado.  


Aniversário da Cidade

18 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima

Seco a sub-úmido

 

Temperatura Média

25,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Se você vier da capital baiana, basta seguir pelas praias do litoral norte, passar pela cidade Lauro de Freitas e pegar a Estrada do Coco.

Localização

Município do Litoral Norte do Estado da Bahia.

Limites

Itacimirim, Guarajuba, Barra do Jacuípe, Jauá e Abrantes.

Acesso Rodoviário

BA-099

Distâncias

49 Km da Capital 

 

hspace=0 TURISMO

 
Aqui, onde ainda vive a primeira comunidade hippie do Brasil, está uma das bases do projeto TAMAR, com trechos de praias restritos para a desova das tartarugas marinhas. As praias mais freqüentadas são a Arembepe (dos hippies) e a Praia do Piruí, ambas com piscinas naturais na maré baixa e ótimas para os surfistas na maré cheia. 
Quem prefere ondas fortes para esportes aquáticos, o melhor mesmo é passar o dia na Barra do Jacuípe, uma praia recheada de coqueiros e muitos condomínios fechados. Se você busca sofisticação e tem pavor de bicho grilo, conheça a Praia de Guarajuba, que abriga uma pousada ideal para os que preferem a rusticidade confortável.
 
Principais Pontos Turísticos

Aldeia Hippie

Criada a no final dos anos 60 - Visite o festival de cultura alternativa, com apresentações de dança, música e teatro, realizado em Janeiro.

Praia do Forte

33 km. Coqueiros, recifes, lagoas, esportes náuticos e piscinas naturais p/ mergulho, Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte.
 
Praia Itacimirim

31 km.Ondas fracas, piscinas naturais em alguns trechos. O pedaço conhecido como Praia da Espera marcou a chegada do navegador Amir Klink depois de sua travessia do Atlântico em um barco a remo, em 1984

Praia Guarajuba

24 km.Recifes e coqueiros. Acesso dificultado por condomínios

Praia Genipabu

14 m. Recifes e coqueiros. Acesso dificultado por condomínios

Praia da Barra do Jacuípe  

10 km. Com ondas fortes e coqueiros, recebe muitos ônibus de excursão nos finais de semana. O Rio Jacuípe é procurado para esportes náuticos.

Praia de Arembepe

Na parte urbanizada, ondas fracas e piscinas naturais na maré baixa. Ao norte, mar agitado e praia deserta.

Praia Interlagos 
 
3 km. Em condomínio, acesso restrito

Praia Jauá

10 km. Piscinas naturais, quiosques.

Praia de Ipitanga

Urbana, quiosques; 25 km

Praia de Buraquinho

Urbana, quiosques; 22 km;

Praia de Busca Vida

Condomínio fechado; acesso a pé pela Praia de Jauá; 17 km.

Projeto Tamar

Praia de Arembepe.
Tel.:: 3624-1193  Uma das bases do projeto responsável pela preservação das tartarugas que desovam em praias brasileiras. Tem tanques de criação de filhotes e cercados de incubação.

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Arembepe.

hspace=0 (71) 3621-6600

hspace=0 110 Volts 

hspace=0 Hospital - Fone: (71) 3624-1001

  

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sct.ba.gov.br

           www.feriasbrasilterra.com.br

           www.costadoscoqueiros.com

           www.viagensmaneiras.com

           www.bahiahoje.com.br